Página InicialAgenda e EventosHistóriaDiscografiaMultimídiaIntegrantes / MembrosArtigosTestemunhosShowsProdutos / ShoppingLivro de VisitasContato

Pai Nosso - Cantado ou Rezado?

Olá, amigos, músicos de Deus.

Pai Nosso - Cantado ou Rezado? Hoje vamos partilhar sobre este tema, que ainda gera muita discussão e dúvidas em grupos e ministérios de música na hora da Santa Missa, a Eucaristia do Senhor.

Primeiramente é interessante entendermos o que vem a ser LITURGIA: "A liturgia, como exercício da função sacerdotal de Cristo, comporta um duplo movimento: de Deus aos homens, para operar a sua santificação, e dos homens a Deus, para que eles possam adorá-lo em espírito e verdade." (Instrução sobre formação litúrgica nos seminários, p. 49).

O Pai Nosso cantado por toda a assembléia tem grande força e significado. É um dos grandes pontos da Missa, exprimindo de modo maravilhoso a comunhão entre os irmãos. Se não for cantado por todos, é preferível que seja recitado. Os instrumentos têm papel de sustentação, evitando distrair a atenção da oração.

Então podemos cantar ou não o Pai Nosso? Tendo o consentimento de seu sacerdote, SIM! Santo Agostinho já dizia que quem canta reza duas vezes... O importante é a comunidade ser orientada para que não haja dispersões, desde que seja um Pai Nosso que traga realmente a oração. Já ouvi alguns omitindo algumas partes, deixando a oração quase que completamente sem sentido.

Na paróquia em que eu participo, por exemplo, combinei com o padre que iríamos cantar o Pai Nosso e que também rezaríamos a oração, dando uma pausa para ela no meio da música. Há como ser mais litúrgico do que cantar e rezar? Até hoje tem dado certo...

Esse assunto realmente causa muitas dúvidas, principalmente para quem está há pouco tempo envolvido com o serviço na Igreja. É muito importante para nós, que servimos nos ministérios de música, fazermos a música contribuir, ajudando as pessoas a orarem na medida certa, sem distrair ninguém e estando de acordo com a liturgia do dia.

Pense nisso!

Jesus abençoe!

 

Rafael de Angeli
rafael@canaldagraca.com.br

 

Voltar...

 

 

Copyright © 1997 - 2015 por Canal da Graça. Todos os direitos reservados.